Extrato FGTS 2018: Consultar Saldo FGTS

Todo trabalhador inscrito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem o direito de acompanhar o andamento dos depósitos do benefício, por isso saber como obter o extrato FGTS 2018 é tão importante! No artigo abaixo vamos explicar o passo a passo para você, cidadão ficar por dentro do seu extrato FGTS 2018.

Extrato FGTS 2018

Extrato FGTS 2018

Hoje em dia com o auxílio da tecnologia, resolver as suas pendências ficou muito mais fácil e se tratando da consulta ao extrato FGTS 2018 não é diferente! Além de ser muito rápido, o procedimento de consultar saldo pode ser realizado de várias formas, ou seja, o trabalhador pode escolher o método para acompanhar os depósitos e seus rendimentos.

 


Quem tem direito ao FGTS?

Antes de ir em busca do seu extrato FGTS 2018 é importante conferir as regras para receber tal benefício! A grande parcela que tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço se enquadra nos seguintes quesitos, a saber:

Quem tem direito ao FGTS?

  • Trabalhadores urbanos e rurais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;
  • Diretor não empregado, ou seja, que não pertence ao quadro de pessoal da empresa, mas que tenha sido equiparado a empregado;
  • Trabalhadores avulsos, como estivadores, conferentes, vigias portuários, etc;
  • Empregados domésticos cujos empregadores optaram pelo recolhimento do FGTS.

 

Quem não tem direito ao FGTS?

  • Trabalhadores eventuais que prestam serviços provisórios, não estando sujeitos a ordem e a horário, e que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços;
  • Trabalhadores autônomos;
  • Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio.

 


Como Consultar Saldo/ Extrato FGTS 2018?

Você pode realizar a consulta do seu FGTS de maneira bem simples e rápida, temos 3 formas:

  • Pela internet;
  • Pelo telefone;
  • Indo até as agências;
  • Mensagens via SMS.

 

Na internet, o serviço extrato FGTS 2018 pode ser acessado mediante informação do seu NIS (PIS/PASEP) e da senha internet cadastrada por você por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.

Neste serviço é apresentado detalhamento dos seus dados cadastrais e os lançamentos realizados na sua conta vinculada nos últimos 6 meses.

Para consultar, verifique o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do FGTS (Caixa Econômica) clicando aqui;
  • Insira o número do seu NIS (PIS/PASEP);
  • Insira a sua senha da internet já previamente cadastrada;
  • Escolha a opção “Não sou um robô”;
  • Por último, clique na opção “OK”.

Mas, se você ainda não tiver uma senha cadastrada, insira o seu NIS e clique na opção “Cadastrar senha”.

Consultar Extrato FGTS pelo telefone

Além da internet é possível fazer a consulta do seu FGTS pelo telefone! Para obter o seu extrato FGTS 2018 é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo número:

  • 0800 726 0207

O serviço também é conhecido como “Caixa Cidadão”, o telefone é disponibilizado de segunda a sexta, das 8 às 21 horas e aos sábados das 10 às 16 horas, e você pode ligar tanto do seu telefone fixo como pelo celular.

Consultar Extrato FGTS nas agências

A última opção para consultar o seu FGTS é se dirigindo até qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o mesmo no balcão de atendimento ou então no caixa eletrônico. 

Atenção: É preciso levar um documento oficial com foto e o seu Cartão CidadãoAlém da agência é possível realizar o mesmo procedimento nas Casas Lotéricas.

Mensagens via Celular

Esse serviço permite que você, mediante informação do seu número de NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por você por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão, obter informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS.

Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e quando houver, a liberação de saque ou ainda ajustes na conta. 

Com a adesão ao serviço, você cliente deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa e com essa redução do consumo de papel, contribui para a preservação do meio ambiente.

Atenção: Um extrato anual do FGTS, com as informações consolidadas do ano, continuará sendo enviado normalmente, via correios.

Para fazer adesão a este serviço, clique aqui!


Como calcular FGTS 2018?

Para calcular o valor do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é só utilizar uma calculadora trabalhista facilmente encontrada na internet ou em aplicativos para smartphones.

Para calcular, você só precisa informar o valor do seu salário bruto, o número de meses trabalhados, e em seguida clicar em “Calcular” para conhecer o resultado.

Para acessar uma das opções de calculadora trabalhista FGTS, clique aqui!

Extrato FGTS 2018: Consultar Saldo FGTS
O quanto conseguimos te ajudar?

ADICIONAR COMENTÁRIO